Governador Antonio Denarium empossa 21 servidores da Sefaz do concurso de 2023
Em cerimônia realizada no Salão Nobre Augusto Cardoso, do Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antonio Denarium empossou na noite esta quinta-feira, dia 15, 21 servidores da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), remanescentes do concurso público realizado em 2023. Na mesma solenidade foram empossados 16 novos servidores da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento).
No total, foram empossados 8 Técnicos de Tributos Estaduais e 13 servidores para o Centro de Tecnologia da Informação Fazendária (Cetif) para os cargos de Desenvolvedor de Software, Implementador de Software, Administrador de Banco de Dados e Técnico em Infraestrutura de Tecnologia da Informação.
Para o governador Antonio Denarium, a posse desses novos servidores representa um marco na história da Sefaz e será um reforço importante para compor o grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização - TAF tributária do estado.
"Quando assumi o Governo do Estado como interventor em dezembro de 2018 encontrei a Sefaz com as portas acorrentadas e o Estado cheio de dívidas de gestões anteriores. Com uma gestão séria e transparente, conseguímos equilibrar as contas e realizamos dois concursos na Sefaz, um em 2021, para auditores fiscais, e outro em 2023, para técnicos de tributos e para o Cetif, cujos primeiros servidores foram empossados agora. Com esse aporte, a Sefaz ganha um grande reforço na parte de tecnologia da informação e também no que diz respeito à fiscalização tributária, já que esses técnicos irão trabalhar junto com os auditores, garantindo mais arrecadação para Roraima", disse o governador.
O secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, também ressaltou a importância da chegada desses novos servidores.
"Em primeiro lugar, agradeço ao governador pela sensibilidade de ter realizado esses concursos. A Sefaz esteve por muito tempo com déficit de pessoal e isso refletia na arrecadação do Estado. Os investimentos feitos pela atual gestão, tanto em pessoal quanto em tecnologia, deram um novo gás para a secretaria e isso está se convertendo em impactos positivos para a nossa economia, que vem crescendo a cada ano", pontuou o secretário.
De acordo com o secretário adjunto do Cetif, Kleber Lyra, a nomeação de novos servidores é uma medida estratégica e necessária para fortalecer a capacidade do Estado de entregar serviços públicos digitais com qualidade, segurança e continuidade.
"A Sefaz vive um momento de modernização estrutural e tecnológica, alinhado às exigências da nova Reforma Tributária e, ao mesmo tempo, guiado por um compromisso permanente com a melhoria contínua. Estamos evoluindo processos, sistemas e governança para ampliar a transparência, elevar a eficiência e garantir o melhor uso dos recursos públicos, com mais controle, rastreabilidade e capacidade de resposta. Nesse cenário, a chegada de novos servidores representa um reforço essencial", disse.
O presidente da Comissão do Concurso, Ismael Lourival Silva Filho, que é Técnico de Tributos de carreira da Sefaz, afirmou que a realização deste concurso ocorreu por inciativa e ímpeto do então Secretário de Fazenda, e hoje parlamentar, Marcos Jorge, que com sua visão de futuro e responsabilidade com o erário, alavancou o certame, rompendo um hiato de quase 30 anos de uma lacuna instável destes relevantes servidores fazendários.
"A Sefaz hoje está mais forte, a sociedade mais acolhida, posto o zelo inarredável que tem essa classe com a alavancagem tributária em prol da coletividade roraimense que, sem réstia de dúvida, se beneficiará com a maior oferta de serviços públicos”, enfatizou Ismael.
Já o presidente do Sindicato dos Técnicos de Trubutos Estaduais de Roraima (Sinttefisco), Rarisson Tataíra, disse que o ingresso desse qualificado corpo de profissionais significa a transformação do tributo em justiça fiscal, como também o latejante exercício da cidadania.
"Agradeço ao governador pela atitude, visão e coragem. A chegada desses novos técnicos representa mais serviços aos cidadãos roraimenses, maior excelência à população. Com os novos técnicos o foco retorna à fiscalização e a arrecadação, melhorando a economia e, consequentemente, a vida da população", afirmou.
Recém-empossado, o técnico de tributos Ricardo Martins, falou da satisfação e do alívio, depois de uma caminhada tão longa até a posse.
"Desde 2023, quando a gente fez a prova, fez o curso de formação, e estava nessa batalha para ser empossado. Então, é um alívio. É um alívio porque é um caminho muito difícil que a gente tem que fazer para poder ser servidor, ainda mais nessa área tão importante para o Estado", concluiu.
Gilvan Costa




