Roraima fica em segundo lugar entre melhores ambientes de negócios no Brasil
O estado de Roraima aparece em segundo lugar entre os melhores ambientes de negócios, considerando as 27 unidades da Federação, ficando atrás apenas de São Paulo e empatado Minas Gerais, de acordo com o Doing Business Subnacional Brasil 2021, relatório elaborado pelo Banco Mundial em mais de 190 países, divulgado nesta terça-feira, dia 15.
O Doing Business Subnacional Brasil 2021 apresenta uma análise comparativa do ambiente de negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e mede a regulamentação das atividades de pequenas e médias empresas em cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.
O relatório inclui ainda dois estudos-piloto sobre o registro de um Microempreendedor Individual (MEI) e o pagamento de impostos no regime do Simples Nacional, medidos em cinco localidades no Brasil.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda Marcos Jorge, o Doing Business é o mais aguardado relatório de negócios do mundo, que é realizado anualmente pelo Banco Mundial em mais de 190 países e economias, e mede a facilidade com que os empreendedores conseguem fazer seus negócios, recolher tributos e fazer empreendimentos que possam gerar emprego, renda e economia nessas localidades.
“Pela primeira vez, realizado nas 27 unidades da Federação, Roraima aparecer em segundo lugar, empatado com Minas Gerais e atrás apenas de São Paulo, é uma grande conquista e reflete todo o trabalho que o governador Antonio Denarium e sua equipe econômica têm realizado e empreendido, para que possamos fazer de Roraima um estado de desenvolvimento e próspero em todos os campos da economia”
Para o governador Antonio Denarium isso é reflexo de uma gestão transparente e com foco no crescimento econômico sustentável, que tem valorizado os empreendedores locais e atraído novos investidores de outros estados.
“Nossa gestão tem buscado garantir a sustentabilidade financeira dos nossos empreendedores, sobretudo nesses tempos de pandemia, com o lançamento de pacotes econômicos que ajudam na manutenção e até no crescimento do número de empregos e na sobrevivência das empresas. Prova disso é que no mês de maio, batemos recorde em abertura de novas empresas, com mais de 600 novos empreendimentos abertos no Estado”, destaca o governador.